Blog

    Zumbido no ouvido: sinal de alerta

    19/11/2019

    Ao longo de todo o mês de novembro, a campanha Nacional de Alerta ao Zumbido busca conscientizar a população sobre o aumento de problemas do ouvido. Além disso, a ação, que acontece desde 2006, busca motivar mais profissionais da saúde a abraçarem a causa, seja falando sobre a condição ou divulgando as formas de tratamento.

    O zumbido no ouvido já atinge cerca de 40 milhões de brasileiros, causando interferência na qualidade de vida das pessoas quando não é tratado precocemente. Um dos principais fatores que explicam o aumento de casos é o envelhecimento da população e a falta de prevenção, principalmente na infância, onde 60% dos casos poderiam ser prevenidos.

    A análise e o diagnóstico precoce são muito importantes para o sucesso do tratamento, por isso o paciente deve consultar um médico otorrinolaringologista se o zumbido persistir.


    Sinais de alerta

    O chiado persistente pode começar sem nenhum motivo aparente e pode acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento. Ele pode ser representado por um chiado, apito, zunido, entre outros sons em seus ouvidos, que só você percebe, podendo chegar a um diagnóstico de perda de audição.

    Entre as principais causas dos zumbidos destacamos:

    - Problemas no ouvido, como inflamação e excesso de cera;

    - Doenças cardiovasculares, como pressão alta e insuficiência cardíaca;

    - Estresse, ansiedade, depressão;

    - Envelhecimento;

    - Diabetes, anemia;

    - Tabagismo, consumo de bebida alcoólica e excesso de cafeína;

    - Exposição constante a ruídos altos, uso constante de fones de ouvido.

    Ainda que problemas auditivos sejam comuns, ignorar alguma condição que esteja incomodando pode acarretar em severas patologias futuras. Por isso, fique atento a qualquer alteração na capacidade de ouvir e, caso seja necessário, procure a ajuda de um médico otorrinolaringologista.

    Compartilhe

    O que passou por aqui

    Mar/2020 (1 publicações)
    Jan/2020 (1 publicações)
    Nov/2019 (1 publicações)
    Set/2019 (1 publicações)